Agora vamos falar um pouco sobre um importante artista goiano que adotava em seu estilo a arte barroca e o neoclássico:
Valle, Veiga (1806 - 1874)
BiografiaJosé Joaquim da Veiga Valle (Meia Ponte, atual Pirenópolis GO 1806 - Goiás GO 1874). Escultor e dourador. Sua formação artística é desconhecida. Alguns historiadores aventam hipóteses sobre quem seria seu mestre; outros sugerem que seja autodidata, o que é contestado pela historiadora Heliana Angotti Salgueiro, autora do mais completo estudo sobre o artista. Veiga Valle começa sua produção de imagens sacras em 1830, aproximadamente. É certo que em 1841 transfere-se para a cidade de Goiás para dourar os altares da matriz da capital a convite do presidente da província, com cuja filha se casa no mesmo ano. Ali, continua produzindo até por volta de 1870. Seu período mais fecundo é a década de 1860. Participa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, torna-se vereador, juiz municipal, major da Guarda Nacional e deputado. Em 1940, o pintor Rescála (1910-1986) redescobre seu trabalho e inicia os estudos sobre o artífice e sua obra, realizando uma exposição de 25 peças na cidade de Goiás. A partir de então, sua imagens são incluídas em exposições sobre o barroco brasileiro. Em 1972, são organizados uma mostra e um simpósio sobre ele em Goiânia. Em 1978, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) e o Palácio das Esmeraldas, de Goiânia, fazem uma retrospectiva. A maior coleção de suas obras pertence ao Museu de Arte Sacra da Boa Morte, cidade de Goiás.
Comentário Crítico
A obra de Veiga Valle evidencia várias questões da história da arte. Em primeiro lugar, coloca-se o problema da atribuição. Por situar-se em Goiás, no interior do país, depois do ciclo do ouro, sua produção não é estudada diretamente após sua morte. Portanto, quando é redescoberto, faz-se necessário estabelecer a autoria de imagens sacras que, além de terem suas características gerais codificadas, são impessoais, não são assinadas e geralmente não são objeto de documentação. Para se ter uma idéia da dificuldade, o historiador Elder Camargo de Passos catalogou 200 imagens, enquanto a historiadora Heliana Angotti Salgueiro admite apenas 60.1Outro ponto interessante é o fato de sua produção datar do século XIX, auge do academicismo no Rio de Janeiro, mas apresentar, essencialmente, características do estilo barroco brasileiro. Entretanto, há traços nas peças de Veiga Valle que podem ser considerados neoclássicos.
A Nossa Senhora da Conceição, da Matriz do Bom Jesus de Cuiabá, por exemplo, apresenta, como barroquismo, o panejamento marcado e esvoaçante do vestido e da capa, os cachos bem curvados e delineados dos cabelos, a riqueza das estampas e a torção. O mesmo pode ser dito de santos como São José de Botas e São Joaquim, do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, cidade de Goiás.
A obra de Veiga Valle evidencia várias questões da história da arte. Em primeiro lugar, coloca-se o problema da atribuição. Por situar-se em Goiás, no interior do país, depois do ciclo do ouro, sua produção não é estudada diretamente após sua morte. Portanto, quando é redescoberto, faz-se necessário estabelecer a autoria de imagens sacras que, além de terem suas características gerais codificadas, são impessoais, não são assinadas e geralmente não são objeto de documentação. Para se ter uma idéia da dificuldade, o historiador Elder Camargo de Passos catalogou 200 imagens, enquanto a historiadora Heliana Angotti Salgueiro admite apenas 60.1Outro ponto interessante é o fato de sua produção datar do século XIX, auge do academicismo no Rio de Janeiro, mas apresentar, essencialmente, características do estilo barroco brasileiro. Entretanto, há traços nas peças de Veiga Valle que podem ser considerados neoclássicos.
A Nossa Senhora da Conceição, da Matriz do Bom Jesus de Cuiabá, por exemplo, apresenta, como barroquismo, o panejamento marcado e esvoaçante do vestido e da capa, os cachos bem curvados e delineados dos cabelos, a riqueza das estampas e a torção. O mesmo pode ser dito de santos como São José de Botas e São Joaquim, do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, cidade de Goiás.
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